segunda-feira, agosto 27, 2007

Antídotos contra a depressão

Os psicólogos recomendam 13 atitudes, entre outras, para colocar as emoções nos eixos:

1 - Conte seus problemas a alguém de confiança.
2 - Tente identificar o que a deixou mal.
3 - Procure apoio psicológico ou outro tratamento apropriado ao seu caso.
4 - Evite combater a depressão com bebidas alcoólicas ou outros sedativos que não sejam receitados pelo médico.
5 - Faça algum trabalho voluntário — está comprovado que ajudando os outros nos sentimos bem.
6 - Não se deixe tiranizar pelo "eu devo", "eu preciso". Esse tipo de pressão, se muito forte, puxa a gente para o fundo do poço.
7 - Tente afastar as coisas negativas - se não gosta do seu trabalho, por exemplo, procure mudar.
8 - Pratique atividades que distraiam, dêem prazer e ajudem a relaxar. Caminhar é uma das melhores.
9 - Não se tranque em casa - numa fase deprê, é fundamental conviver com outras pessoas.
10 - Pratique meditação para diminuir a ansiedade.
11 - Experimente diversificar amigos e círculos sociais.
12 - Dedique mais tempo a cuidar de você.
13 - Tenha um objetivo prazeroso a curto prazo - como viajar nas férias - e pense nele sempre que começar a ficar para baixo.

Fonte: Revista Claudia

3 Comments:

Cyn Cardoso said...

Eu tenho procurado fazer algumas dessas coisas. Depois que perdi meu pai entendi o quano a vida é curta pra me sentir sempre contrariada. Claro que tenho altos e baixos, mas eu nao abro mao dos meus amigos por nada desse mundo. E é por causa deles que ainda to aqui ;)
Beijos de quem te adora muito.

Elizabeth said...

Oi querida, eu já sabia da sua volta, li seu comentário outro dia, mas sei lá o que houve, não consegui vir aqui. Algo errado no endereço ou algum pau na hora de acessar. Mas hoje, felizmente, consegui e estou aqui para dizer que estou feliz com sua volta e espero que não suma mais ok? :-)
Gostei dos posts. Este último é ótimo, embora eu felizmente não tenha depressão, naturalmente de vez em quando algo me deixa emocionalmente mais abalada, né, sou humana...rs Mas fiquei contente em ver que boa parte das dicas eu sigo, naturalmente, procuro realmente levar as coisas desta forma. Sobre brócolis e couve-flor, eu detestava brócolis e couve-flor era uma dos poucos vegetais que eu gostava. Hoje eu amo brócolis (em especial, o americano)e continuo gostando da couve-flor, claro. Acho que aos poucos o marido enjoadão com legumes/verduras acabará aceitando mais alguma coisa. Eu não comia 90% dos vegetais, hoje não como 5% dos que conheço, olhe o avanço!
Parabéns por tudo, principalmente por estar de novo na área e se cuidando bem, do jeito que merece, amiga.
beijoca
Beth
http://aconquista.zip.net

janaína Calaça said...

Lee, muito, muito obrigada pela visita ao Mini Size Us. Cada palavra que a gente recebe de apoio para gente é uma força a mais neste processo. Fábio e eu começamos a dieta há menos de 2 meses. Usamos os livrinhos do Vigilantes do Peso, do tempo que fiz Vigilantes pela primeira vez. Na época, há três anos atrás, eu pesava 120 kg. Perdi 26 quilos em seis meses, mas depois que deixei o programa, engordei tudo de novo durante os anos que passei longe da RA. Enfim, com IMC acima de 40, eu e Fábio resolvemos correr atrás de nossa saúde, pegamos os livrinhos e estamos com 10 quilos mais magros cada. Falta muito peso ainda, claro, mas não me preocupo com isso. Levamos anos para ganhar todo este peso, não é de uma hora pra outra que ele vai sumir.
Força aí, Lee. Tô te linkando lá no Mini Size.

Beijão

Jana.