terça-feira, setembro 11, 2007

A dieta do chá verde


A dieta do chá verde


Com ela, é possível perder 5kg em 15 dias
O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão.


O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas.

É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer. E existe comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.

Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. E, é claro, seguir ainda um cardápio orientado por nutricionista. A combinação chá verde + dieta pode fazer você emagrecer até 5 quilos em 15 dias!

Outros poderes

Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.

Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí.

Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.


O jeito certo de fazer

É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

Gostinho bom

Dá, sim, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Comecei com essa dieta hoje, vamos ver se vale a pena. Estou usando o chá verde tostado, que tem o sabor mais suave e foi até agora o que estou conseguindo tomar sem problemas. Se der resultados eu conto aqui, Ah maridão adora chá verde, ele que me convenceu a tomar quando contei pra ele sobre a dieta, ele sempre compra no mercado um chá verde gelado com limão, mas esse ainda acho ruim...Quem sabe depois eu acostumo neh?.

4 Comments:

Fabi said...

Olá!!Obrigada pela visita!!Realmente o chá verde tem aquele gostinho não tão bom de ingerir hehehe.Aí resolvi esta manhã fazer a expriência de colocar o tal sachê de hortelã!!Funcionou!A hortelã predominou o gosto, maravilha!!Abração!

Paulinha Viana said...

Oi, estou iniciando na vida blogueira, passa lá!
beijim

Elizabeth said...

Olha, amiga, sabe que sou sua torcedora e estou sempre aqui dando uma força, eu quero muito que você se saia vitoriosa desta empreitada. E acho que já é vitoriosa por não estar acomodada, por estar buscando o seu caminho e a sua conquista. Sabe que eu aplaudo isto de pé e com sinceridade. Mas eu não gosto é deste lance de "dieta do chá verde". A dieta é de uma alimentação mais equilibrada, nutritiva, saudável, sem excessos de frituras, gorduras e açúcares, com regularidade e disciplina. O chá é coadjuvante, é um auxiliar na desintoxicação. E nem para todo mundo dá o mesmo resultado, nem para todo mundo faz tão bem. Quem tem propensão a hipertensão arterial, deve tomar cuidado, pois ele pode elevá-la e isto não é papo, aconteceu com diversas pessoas e até comigo, que tenho a pressão normalizada desde que emagreci. Ele agita um bocado, há quem tenha insônia. Mas há também que não sinta nada de mal, que se dê super bem e isto é ótimo, claro, tomara que seja o seu caso.
O bacana, na minha opinião, é não atribuir ao consumo do chá um sucesso que na verdade vem de toda uma nova postura, de um novo e melhor pensamento e atitude. Eu até tomo chá verde, mas eventualmente, não rotineiramente. Meu homeopata já me orientou, há mais de 2 anos, que o ideal é a diversidade, nada de ficar só num tipo de chá, um tipo de alimento e que mesmo o que é natural, sem moderação pode fazer mal.
O que eu lhe sugiro? Que vá em frente, mas sempre atenta ao que realmente lhe dará o resultado desejado e merecido: a mudança de hábitos, gradativa e voltada para uma nutrição balanceada, para atividades físicas e se tomar o chazinho, sempre usando o bom senso e a moderação.
Beijos querida, fique com Deus, estou aqui na torcida.
Beth
http://aconquista.zip.net

regina said...

já faz duas semanas que estou tomando o chá verde tostadoe estou me sentindo muito bem...Como iniciei dieta me aliei ao chá,caminhada e academia e sei que o chá verde somente me fará bem.